sábado, 26 de setembro de 2020

O MOVIMENTO FIRE MUDOU TUDO




Olá, amigos!

    Após descobrirmos a comunidade FIRE (Financial Independence, Retirement Early), percebemos que não sabíamos o quanto tínhamos que acumular de patrimônio para alcançar a  liberdade financeira e tampouco o tempo que isso levaria a uma taxa de juros razoável.

    Apenas aportávamos 10% da renda familiar e vivíamos com o restante sem muito critério. Dessa forma, adquirimos bens por meio de dívidas. O pensamento era: a prestação cabe nos 90%, logo podemos comprar! Num comportamento inocente, compramos um apartamento financiado em 300 meses e um carro 0km em 48 vezes. 

    Então, quando conhecemos o movimento FIRE, tudo mudou! Vimos que aumentar nossos aportes, após findar as dívidas (apesar de controladas), é o caminho mais inteligente para chegarmos lá.

    A primeira providência foi retirar a maior parte dos investimentos a fim de pagar as prestações do carro, hoje restam apenas 16 prestações (conseguimos antecipar 23 prestações).😓

    Assim que terminarmos de quitar o automóvel, teremos duas opções:

  1. Vender o carro e pagar o saldo devedor do apartamento (dá para quitar a dívida do imóvel);
  2. Vender o imóvel (atualmente alugado) e continuar com o carro. O saldo residual do imóvel vai nos proporcionar renda passiva, por exemplo, caso investíssemos em fundos imobiliários,  com a vantagem da isenção do imposto de renda.

    Caso qualquer um dos planos seja executado com sucesso, poderemos aumentar o aporte mensal em mais de 150%, propiciando nossa independência em aproximadamente 13 anos.

Bem, em breve avisamos vocês se deu certo!

Até breve

😉



Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNADA FIRE: APORTE DO MÊS DE OUTUBRO DE 2020

  Olá, amigos!!       O aporte mensal de R$ 1521,64 foi feito dia 02 de outubro em uma aplicação que rende 100% do CDI (resgate D+0). O meu ...