quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Investimentos, youtubers e sardinhagem!

   


  Iniciei minha jornada no mundo dos investimentos com o programa Tesouro Direito. Naquela época (2015) me sentia um verdadeiro Lobo de Wall Street ao emprestar meu dinheiro para o Governo. Aportava todo mês religiosamente. 

    Em 2018, comecei a estudar outras formas de investimento, afinal, os juros estavam cada vez menores. Bem, aí começou o meu dilema....

    Inicialmente comecei a me informar pelo YouTube. A plataforma me apresentou alguns influenciadores com ótimos argumentos sobre ter 100% em renda variável e a perenidade dos investimentos em ações. Corretoras patrocinando jovens falando de dinheiro de maneira descontraída e vendendo facilidades. Tudo é taxa zero. 

    Além disso, fui bombardeado por propagandas (diretas e indiretas) para assinar alguma casa de análise (Research), enfim, um terreno fértil e bem preparado para receber um sardinha (investidor que acompanha movimento de manada).

    Após muitos vídeos (a maioria bem engraçadinhos) fiquei convencido que deveria girar meu patrimônio. Retirei tudo do Tesouro IPCA+ e coloquei em renda variável, assinei uma Research e uma plataforma para administrar minhas alocações.

    Em um curto espaço de tempo, descobri que havia escolhido ações de péssima governança ou com históricos de lucros duvidosos. Havia comprado promessas. Então, mais um vez, vendi as porcarias que haviam sido indicadas a mim e resolvi, finalmente, estudar.

    Estudei bastante. Hoje sei ler um resultado contábil de maneira razoável. Não renovei minha assinatura na Research e parei de seguir quase todos os influenciadores de finanças (sigo apenas dois).

    Acredito que muitas pessoas caíram nesse movimento. Após ler sobre finanças, descobri que não sou mais esperto que ninguém. O famoso feijão com arroz é o que vai trazer os resultados satisfatórios.

    Finalmente posso dizer que tenho minha própria metodologia de investimentos. Ela é bem conservadora e simples. Em uma próxima postagem irei retratá-la. 

Até breve

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNADA FIRE: APORTE DO MÊS DE OUTUBRO DE 2020

  Olá, amigos!!       O aporte mensal de R$ 1521,64 foi feito dia 02 de outubro em uma aplicação que rende 100% do CDI (resgate D+0). O meu ...