sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DIVERSIFICAÇÃO DA CARTEIRA

 


Olá, meus amigos!

Vou compartilhar  minha metodologia para alcançar a famigerada tranquilidade financeira. Após muitos erros e projeções decidi dividir minha carteira previdenciária da seguinte maneira:

1 - RENDA FIXA: O objetivo é ter 20% da minhas economias em Tesouro IPCA (para garantir a preservação do meu dinheiro) . Escolhi ter parte em renda fixa por conta da previsibilidade de retorno no vencimento do título (apesar das oscilações durante o tempo). Só invisto em Tesouro Direto porque o risco é menor (evito CDB de bancos pequenos) , quero me expor a um risco maior por meio da renda variável. Então, aqui seria um lugar para não ter tantas emoções.

2 - FUNDOS IMOBILIÁRIOS: A meta é ter 20% nessa classe de ativos. Acredito que o fluxo de caixa mensal gerado sem impostos é algo interessante para fortalecer meus novos aportes. Busco escolher fundos de tijolos e que tenham uma grande diversificação de inquilinos, de imóveis e de geografia. 

3 - AÇÕES: a meta é ter 10% do meu portfólio em ações. Gosto de empresas sem participação do governo, com lucros constantes, bom fluxo de caixa livre e sem dívidas. Acho difícil escolher boas empresas no Brasil.

4 - ETF AMERICANOS: é um veículo de investimento interessante nos EUA. Atualmente meu plano é possuir 50% do meu patrimônio em um fundo passivo.

Obs: Perceba que desde o começo quero ter metade da minha renda lá fora, para diversificar a geografia e a moeda. Além disso, 80% da minha carteira é em renda variável, pois minha pretensão é viver dos rendimentos passivos desses ativos, por isso busco ativos sólidos!

Até breve!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNADA FIRE: APORTE DO MÊS DE OUTUBRO DE 2020

  Olá, amigos!!       O aporte mensal de R$ 1521,64 foi feito dia 02 de outubro em uma aplicação que rende 100% do CDI (resgate D+0). O meu ...